sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O quarto poder e Muito além do cidadão Kane

DISCUÇÃO SOBRE O FILME
Tema central do filme
A distorção da mídia visando apenas o índice de audiência, sem se importar com os meios, apenas visando o fim.
Principais personagens da história, e os interesses de cada um.
Bailly( Jonh Travolta,) um segurança que deseja seu emprego de volta, a qualquer custo. Max Brackett (Dustin Hoffman) um jornalista decadente que está disposto a fazer tudo para sua carreira ser o que já foi um dia, um grande sucesso, não se importando com ninguém que fosse usado para isto.
Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles?
Total relação, ambos tem um objetivo e estão dispostos a tudo para alcançá-lo, mas o jornalista foi mais antiético.
Qual o papel da mídia no filme?
Totalmente direcionada, mostrando apenas o que querem que os outros saibam em nenhum momento foi imparcial.
Há alguma relação entre os fatos tratados nesta ficção e na vida real?
Sim, a mídia tem o poder de convencer, direcionar pensamentos, mudar comportamentos.
Caso afirmativo poderia exemplificar?
O seqüestro de Eloá, seu ex namorado ficou com ela e a amiga, trancafiadas e a mídia se encarregou de cobrir totalmente o acontecido, dialogando com ele, etc, ele sabia tudo o que estava acontecendo e no momento da invasão, atirou e matou a ex e feriu a amiga.

De modo geral, quais suas impressões sobre a história?
Que o ser humano é capaz de tudo para alcançar seus objetivos, e que a mídia pode promover como distorcer fatos, direcionando conforme bem lhe convier.

Documentário:
Beyond Citizen Kane (no Brasil, Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog produzido em 1993 para o Channel Four, rede televisiva pública do Reino Unido
O nome deste documentário foi tirado de um filme chamado, Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.
O documentário é exclusivamente sobre o monopólio da Rede Globo de televisão, seu ex presidente Roberto Marinho, a maneira como ele sempre ficou do lado do governo, elegeu quem ele quis as publicidades, etc.
No Brasil seria transmitido no museu da Arte Moderna em 1994, um dia antes a policia militar recebeu ordens de tirar os cartazes e recolher a fita, o filme foi passado em universidades que conseguiram através de comunidades britânicas, só ganhou popularidade a partir de 2000 com a internet.
Este corajoso documentário não foi totalmente surpresa para mim, a forma como a Rede Globo monopoliza as informações, dando a falsa impressão, pela postura de seus repórteres, e âncoras, tão sérios e sóbrios, diferente de outras emissoras onde as opiniões de seus repórteres são explícitas, mas o documentário me ajudou a entender a fundação do grupo, a forma como na época do militarismo conseguiu desenvolver-se, as falcatruas, a maneira cínica que manipula as marionetes que são os telespectadores.
Porém eles não contavam com a globalização, e pouco a pouco a população está libertando-se.

Fonte: WWW.wikipédia.com.br

Nenhum comentário: