terça-feira, 22 de setembro de 2009

Arte Postal.


Este trabalho teve como base a Arte Conceitual, a maneira de expressão dos artistas da Arte Postal, que se correspondiam através dos correios mostrando suas criações, partiu do pressuposto da imaginação humana, pensando que ela voa como se fosse um avião, e dentro dele cabe todo tipo de tribo, cor, nação e emoção.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Show de Truman.

Qual o tema central do filme?
A diferença entre o mundo real e o imaginário.
Quais os principais personagens da história?
Truman Burbank (Jim Carrey), o criador e diretor do programa Christof (Ed Harris), a falsa esposa Meryl (Laura Linney), o real amor Sylvia (Natascha MecElhone) o diretor da sala de controle (Paul Giamatti).
Quais os interesses de cada um deles?
O programa girava em torno de propagandas, tudo que era mostrado tinha cunho comercial. Então o real interesse era o dinheiro, os atores contratados ganhar seus salários, somente Sylvia que era figurante e se apaixonou e queria tirá-lo daquela mentira de vida.
Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles?
Penso que a ética não existiu ali.
Qual o papel da mídia no filme?
Total, o filme gira em torno da mídia, o filme é a mídia.
Há alguma relação entre os fatos tratados nesta ficção e na vida real?
Acredito que o mundo realmente gira em torno de anúncios e propagandas, mas acho meio improvável que um mundo a parte seja criado sem o conhecimento do participante.
De modo geral, quais suas impressões sobre a história?
É intrigante, pois no começo não dá para entender a história que vai se desenrolando no decorrer do filme, acredito que ele acreditou naquela mentira enquanto quis, quando resolveu acordar ele acordou, na vida real é assim também, só acordamos quando queremos.

O Show de Truman.

Na vida real somos muitas vezes levados a criar ou viver em mundos criados, como no caso de Truman, ficamos ali naquela vidinha monótona, muitas vezes enfadonha, por anos e anos, porque não é fácil mudar, “porque toda mudança gera resistência”.
No fundo ele sabia que aquilo tudo era falso, pois em determinado momento ele fala para a falsa esposa, “Porque quer ter um filho comigo, você nem me suporta.”
Que triste aquele que ele acreditava ser seu melhor amigo, era apenas um ator, as palavras mais lindas do filme sobre amizade, eram faladas em um ponto no ouvido dele pelo criador do programa.
Impressionante que no fundo esse criador tinha um afeto por ele, mas que tipo de afeto, um afeto lucrativo claro.
Quando ele diz para que o Truman não se vá, pois ele o conhece como ninguém, que viu seus primeiros passos, seu dente cair, no mesmo dia em que era o primeiro dia na escola. Proporciona um momento de ternura em relação ao Christof, que logo passa, pelos olhares e expressões, quando ele quase mata o Truman para impedi-lo de sair, dizendo que ele nasceu ao vivo, então poderia morrer ao vivo, é totalmente desumano.
Ele viveu uma vida de mentiras, porém libertou-se.
O que levo:
_ Se não nos vermos mais hoje, bom dia, boa tarde e boa noite.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Programa de TV. (Comédia)

Qual o nome do programa e o canal que o exibe?
Toma Lá, Dá Cá
Para qual público é destinado
Adulto.
Quais os principais temas tratados no programa?
Cotidiano confuso da estrutura familiar.
Quais são os valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos afirmados e negados pelo programa?
O conflito dos valores sócio educacionais, da estrutura familiar.
Como são apresentados, por exemplo, o conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos?
Escrachadamente.
O programa propõe a reflexão desses conceitos, ou eles são passados como verdades absolutas de forma subliminar?
Propõe a reflexão dos valores, pois ali está tudo errado.
Como é retratado o papel do homem, da mulher e da criança, por exemplo? E dos homossexuais? E dos Negros?
Com imparcialidade, pois expõe as opiniões e os conceitos pessoais de forma debochada.
Como estes são caracterizados, ou seja, o que vestem, como falam, como andam, como são seus corpos, etc.?
Não tem nenhum obeso, nenhum negro, e o figurino é exagerado, mostrando o perfil de cada integrante, por exemplo a Ofélia que seria a matriarca da família, quer pagar de gatinha.
Há algum padrão nesta caracterização, como um padrão de beleza, por exemplo, ou é valorizada a diferença?
A diferença é valorizada.
Há alguma caricatura pejorativa?
A Ofélia, que seria a matriarca e na verdade é a mais “LOUCA”.
Na forma como os personagens são apresentados há reforço de algum estereótipo?
A Isadora por exemplo, quer levar vantagem em tudo, infelizmente é o retrato da grande maioria dos seres humanos.
E quanto às propagandas, quais são as veiculadas nos comerciais do programa?
Não tem vínculos com o mercado real.
Os produtos anunciados são para o mesmo público que assiste ao programa? Que tipo de relação ideológica existe entre o programa e os produtos vendidos na propaganda?
Não tem propagandas.
Este programa pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, seja na moda, no modo de falar, nos hábitos de consumo ou na forma de pensar, por exemplo?
Sim, mais de modo simples, na questão da linguagem, principalmente em bordões dos personagens.
Como você avalia o impacto dela na sociedade brasileira?
Acredito que seja imparcial, porque no fundo ele é uma crítica construtiva aos meios de formação familiar apresentados.
Se pudesse reescrevê-lo ou dirigi-lo, o que modificaria?
Nada, por ser um programa bem sucedido.

Resenha.
Celinha e Mário Jorge.

Este programa parece que é superficial e fraco, mas é um exemplo de tudo que acontece na sociedade brasileira, que não deveria acontecer.
Um paradigma que foi quebrado que sempre foi sagrado, que é a formação do lar, os dois casais que protagonizam o programa, são de pais trocados, com filhos dos casais antigos, então, os filhos moram um com pai do outro.
O caráter dos personagens é subversivo, totalmente equivocado. Todos querem levar vantagens em cima dos outros.
È totalmente comédia, uma comédia do dia a dia.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Analisando a TV Novela

Analisando a TV.


Novela: Caminho das Índias
Rede: Globo
Horário :21:30

Personagens principais
Juliana Paes – Maya MeethaMárcio Garcia – BahuanRodrigo Lombardi – Raj AnandaMarjorie Estiano – TôniaLetícia Sabatella – Yvone
Mulheres e atrizes
Isis Valverde – Camila AnandaAna Furtado – Dra GabiVitória Frate – Júlia CadoreCléo Pires – Surya AnandaTânia Khallil – DudaBrenda Haddad – Rami MeethaCacau Mello – DevaJúlia Almeida – LeinhaJuliana Alves – SuellenKarina Ferrari – Anusha Ananda
Homens e atores
Bruno Gagliasso – Tarso CadoreCaco Ciocler – MuriloAndré Gonçalves – GopalAlexandre Borges – Raul CadoreRicardo Tozzi – Komal MeethaDanton Mello – Amithab AnandaCadu Paschoal – HariCaio Blat – Ravi AnandaDuda Nagle – Zeca
Grande elenco
Lima Duarte – ShankarTony Ramos – Opash AnandaEva Todor – CidinhaHumberto Martins – Ramiro CadoreVera Fischer – ChiaraVictor Fasano – DárioEliane Giardini – Indira AnandaStênio Garcia – Dr CastanhoOsmar Prado – Manu MeethaDébora Bloch – Sílvia CadoreAntônio Calloni – César GalloElias Gleizer – Sr CadoreJosé de Abreu – PanditPaulo José – Profeta GentilezaChristiane Torloni – MelissaNívea Maria – Kochi MeethaLaura Cardoso – Laksmi Ananda
Outros personagens
Ana Beatriz Nogueira – Ilana GalloAna Lima – Dra CiçaAnderson Müller – AbelAndré Arteche – IndraBetty Gofman – DayseCarolina Oliveira – Chanti AnandaCláudia Lira – NayanaDira Paes – NorminhaFlávio Migliaccio – Karan AnandaJandira Martini – PujaLaura Barreto – Lalit AnandaMara Manzan – Dona AshimaMárcio Vito – RamuMarcius Melhem – RadeshMussunzinho – MaicoNahuana Costa – MalikaNeuza Borges – CemaPaula Pereira – DurgaRosane Gofman – WalSidney Santiago – AdemirSílvia Buarque – BerêTotia Meirelles – Dra Aida Motta

Para qual público é destinado?
Para adultos, apesar de passar no horário nobre, é um pouco cansativa e repetitiva.

Quais os principais temas tratados no programa?
Costumes indianos, preconceitos, traições, sedução.

Quais são os valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos afirmados e negados pelo programa?
Os costumes indianos, os dalits, pessoas que são a poeira da terra, os milhões de deuses, eles são hinduístas, a forma errada de educar os filhos, as mentiras, traições. Ao mesmo tempo em que você acredita que a verdade deve imperar você acaba torcendo pela protagonista que mentiu a novela inteira.


Como são apresentados, por exemplo, o conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos?
A psicopatia ficou bem abordada nesta novela com a personagem da Letícia Sabatella, e a esquizofrenia também com o Bruno Gagliasso, crio que o melhor papel da vida dele.
Retrata muito bem a traição, o jogo de interesse da esposa Melissa (Cristiane Torloni), que sabe das traições do marido, porém não quer perder a pose de esposa de empresário nunca, briga com as mulheres e finge que nada aconteceu para o marido, mantendo a pose.
O papel do Alexandre Borges é completamente sem sentido, um homem que rouba o irmão, finge a própria morte, foge com outra mulher, e agora no final quer bancar o bom moço.

O programa propõe a reflexão desses conceitos, ou eles são passados como verdades absolutas de forma subliminar?
Acho que como todo programa da rede Globo, as pessoas não raciocinam muito assistindo, apenas ficam ali inertes absorvendo o que está acontecendo na trama, e torcendo pelos mocinhos, mesmo que sejam meio bandidos.

Como é retratado o papel do homem, da mulher e da criança, por exemplo? E dos homossexuais? E dos Negros?
Trata a traição masculina e a feminina, a Norminha (Dira Paes), está simplesmente fantástica, as crianças indianas estão bem representadas, o homosexualismo não me recordo de nenhum.

Como estes são caracterizados, ou seja, o que vestem, como falam, como andam, como são seus corpos, etc.?
A caracterização está muito bem feita, o figurino indiano tanto masculino quanto feminino e infantil.

Há algum padrão nesta caracterização, como um padrão de beleza, por exemplo, ou é valorizada a diferença?
Os corpos femininos bonitos são bem destacados.

Há alguma caricatura pejorativa?
Os dalits se vestem muito mal em relação aos outros.

Na forma como os personagens são apresentados há reforço de algum estereótipo?
A Norminha.

E quanto às propagandas, quais são as veiculadas nos comerciais do programa?
Propagandas de carros, lojas de eletrodomésticos, programas da rede e coisas desse gênero.
Se pudesse reescrevê-lo ou dirigi-lo, o que modificaria?
Talvez não mudasse em nada.

O quarto poder e Muito além do cidadão Kane

DISCUÇÃO SOBRE O FILME
Tema central do filme
A distorção da mídia visando apenas o índice de audiência, sem se importar com os meios, apenas visando o fim.
Principais personagens da história, e os interesses de cada um.
Bailly( Jonh Travolta,) um segurança que deseja seu emprego de volta, a qualquer custo. Max Brackett (Dustin Hoffman) um jornalista decadente que está disposto a fazer tudo para sua carreira ser o que já foi um dia, um grande sucesso, não se importando com ninguém que fosse usado para isto.
Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles?
Total relação, ambos tem um objetivo e estão dispostos a tudo para alcançá-lo, mas o jornalista foi mais antiético.
Qual o papel da mídia no filme?
Totalmente direcionada, mostrando apenas o que querem que os outros saibam em nenhum momento foi imparcial.
Há alguma relação entre os fatos tratados nesta ficção e na vida real?
Sim, a mídia tem o poder de convencer, direcionar pensamentos, mudar comportamentos.
Caso afirmativo poderia exemplificar?
O seqüestro de Eloá, seu ex namorado ficou com ela e a amiga, trancafiadas e a mídia se encarregou de cobrir totalmente o acontecido, dialogando com ele, etc, ele sabia tudo o que estava acontecendo e no momento da invasão, atirou e matou a ex e feriu a amiga.

De modo geral, quais suas impressões sobre a história?
Que o ser humano é capaz de tudo para alcançar seus objetivos, e que a mídia pode promover como distorcer fatos, direcionando conforme bem lhe convier.

Documentário:
Beyond Citizen Kane (no Brasil, Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog produzido em 1993 para o Channel Four, rede televisiva pública do Reino Unido
O nome deste documentário foi tirado de um filme chamado, Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.
O documentário é exclusivamente sobre o monopólio da Rede Globo de televisão, seu ex presidente Roberto Marinho, a maneira como ele sempre ficou do lado do governo, elegeu quem ele quis as publicidades, etc.
No Brasil seria transmitido no museu da Arte Moderna em 1994, um dia antes a policia militar recebeu ordens de tirar os cartazes e recolher a fita, o filme foi passado em universidades que conseguiram através de comunidades britânicas, só ganhou popularidade a partir de 2000 com a internet.
Este corajoso documentário não foi totalmente surpresa para mim, a forma como a Rede Globo monopoliza as informações, dando a falsa impressão, pela postura de seus repórteres, e âncoras, tão sérios e sóbrios, diferente de outras emissoras onde as opiniões de seus repórteres são explícitas, mas o documentário me ajudou a entender a fundação do grupo, a forma como na época do militarismo conseguiu desenvolver-se, as falcatruas, a maneira cínica que manipula as marionetes que são os telespectadores.
Porém eles não contavam com a globalização, e pouco a pouco a população está libertando-se.

Fonte: WWW.wikipédia.com.br